Como, quando e onde começou tudo...
A primeira experiência com células-tronco no mundo, foi em 1930 quando HANS SPEMANN e JACQUES LOEB (Alemanha)– com óvulo fecundado de girino, (célula-tronco) conseguiram gerar dois girinos separando a primeira divisão de um zigoto. Fizeram também com a segunda divisão, com 4 células-tronco (1938). Após isto, lançaram o seguinte desafio: O núcleo de uma célula diferenciada seria capaz de gerar um indivíduo adulto se for transplantado para um óvulo enucleado?
A resposta veio em 1996 com a ovelha DOLLY, que utilizou exatamente esta técnica, que precisou de 250 tentativas para obter êxito.
E 1968, foi feito o primeiro transplante de medula, isto é, o primeiro transplante de células-tronco adultas, para tratamento de leucemia, pois acreditava-se que as células-tronco, por serem hematopoiéticas (derivadas do sangue) só poderiam se transformar em células do sangue.
Em 1988, na França, foi feito o primeiro transplante de células-tronco do sangue do cordão umbilical, de uma irmã para outro, com resultados positivos, na cura de uma Anemia de Fanconi.
1998 – novembro – Dr. James Thomson – Univiversidade Wisconsin, em Madison/EUA – extraiu a primeira célula-tronco de um embrião descartado em clínica de fertilidade e assim criou a primeira linhagem de células-tronco de embriões do mundo. Reação de revolta no mundo por algumas entidades.
0 comentários:
Postar um comentário